CimSaúde será multiplicador em ‘projeto inédito’ da Sesa

 

Publicado em: 10/09/2025 18:39

Whatsapp

 

Colaboradoras do Consórcio Intermunicipal de Saúde dos Campos Gerais (CimSaúde) foram selecionadas para serem multiplicadoras de um projeto inédito desenvolvido pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), em parceria com o Hospital Albert Einstein. As enfermeiras Sabrina Dátola e Thaís Silva irão participar de um curso de aperfeiçoamento no Manejo Clínico na Atenção Primária à Saúde (APS). A aula inaugural ocorreu na manhã desta quarta-feira, na Associação Comercial e Industrial de Ponta Grossa (ACIPG).

O projeto contemplará todo o Estado, mas foi startado nos campos Gerais. Da região, 41 pessoas foram selecionadas para participar e difundir o conhecimento. O curso tem como objetivo central formar multiplicadores capacitados no manejo clínico de condições crônicas prevalentes, como hipertensão e diabetes, e no cuidado integral às gestantes por meio do pré-natal, condições de alta prevalência e relevância no sistema de saúde pública.

“O curso de Manejo Clínico da Diabetes Mellitus e Hipertensão Arterial, assim como o de Cuidado Integral do Pré-Natal, vem para fortalecer a educação permanente em saúde, lembrando-nos da importância do estudo contínuo”, esclarece Sabrina. Para ela, por serem voltados à Atenção Primária à Saúde, esses cursos deverão favorecer o trabalho integrado entre os diferentes níveis de atenção. “Vamos ampliar o vínculo com a Atenção Secundária e promover uma atuação conjunta em benefício dos usuários”, completa a enfermeira.

De acordo com a Sesa, a iniciativa será implementada prioritariamente no território da 3ª Regional de Saúde de Ponta Grossa, incluindo os 12 municípios de abrangência. O projeto pretende alcançar aproximadamente 1.900 profissionais da região.  

“Com esse projeto, os resultados concretos na qualificação do cuidado poderão ser expandidos para outras regiões do Estado. Isso significa ampliar o acesso, melhorar o cuidado e garantir um impacto positivo nos indicadores de saúde da região”, disse o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.

A qualificação será executada pelo Hospital Israelita Albert Einstein, no âmbito do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS), que reúne hospitais de referência no país para apoiar e qualificar o SUS por meio de projetos voltados à capacitação.

 


Imagens