Agregar valor ao usuário do Sistema Único de Saúde (SUS), e fortalecer a organização da Rede de Atenção à Saúde. Com essa proposta estão acontecendo as oficinas do programa PlanificaSUS Paraná, na região de abrangência dos Campos Gerais. Na última terça-feira, dia 7, o acesso à Atenção Especializada foi abordado pela diretora do Consórcio Intermunicipal de Saúde dos Campos Gerais (CimSaúde), Pâmella Costa, durante encontro com secretários municipais e tutores do programa na 21ª Regional de Saúde. “O Consórcio atua na região como atenção especializada. E, para uma boa organização, precisamos nos comunicar organizadamente com a Atenção Primária”, explica, destacando ainda a articulação dos sistemas de apoio e logística.
Conforme a diretora, o acesso dos usuários ao Sistema de Saúde se inicia nos municípios com a Atenção Básica à Saúde. Mas com alguns pacientes seguindo tratamento, encaminhados à Atenção Secundária. “Nós compartilhamos esses pacientes. Por isso, os processos, bem como a comunicação, devem estar alinhados”, esclarece.
Para se chegar às especialidades, as Unidades de Saúde devem “estratificar” os pacientes, conforme os riscos. “O compartilhamento e a
[caption id="attachment_10005" align="alignright" width="300"]
O diretor da 21ª Regional de Saúde, Cleverton Soares, e o representante do Cresems, Anderson Cato[/caption]
transição do cuidado devem ser baseados em protocolos clínicos e evidências científicas”, explica Pâmella. “Assim a pessoa diabética, ou hipertensa, por exemplo, chega à sua Linha Guia adequada para seguir tratamento na atenção especializada”, complementa.
Oferecer um serviço mais resolutivo aos pacientes, evitar retrabalho nas mais diversas esferas, melhorar a eficiência dos recursos destinados à saúde. Todos esses fatores estão em foco ao se debater o PlanificaSUS, e o acesso à Atenção Especializada. Outra questão abordada dentre os processos de transição é o desequilíbrio entre a oferta e a demanda de consultas e exames com especialistas. “Sabemos que ainda lidamos com filas, além da questão do absenteísmo de pacientes. Mas com a organização da Rede, além do fortalecimento do Consórcio, estamos conseguindo sanar”, finaliza a diretora do Consórcio.
Formação de tutores
Nesta quarta-feira, dia 8, ocorreu nas Regionais de Saúde que compreendem os Campos Gerais, 3ª e 21ª, novas oficinas de formação de tutores do PlanificaSUS. Esta é a 3ª etapa do Programa no Estado, conforme proposta do Conselho Nacional de Secretários da Saúde, em parceria com o Ministério da Saúde e Hospital Israelita Albert Einstein.
[caption id="attachment_10007" align="aligncenter" width="300"]
Na 3ª Regional, encontro ocorreu em Ponta Grossa[/caption]
[caption id="attachment_10006" align="aligncenter" width="300"]
Formação de tutores da 21ª Regional aconteceu nesta quarta em Telêmaco Borba[/caption]
[caption id="attachment_10009" align="aligncenter" width="300"]
PlanificaSUS é debatido na 21ª Regional[/caption]