Publicado em: 17/06/2022 17:12 | Fonte/Agência: CIMSAÚDE | Autor: CIMSAÚDE
A 3ª Regional de Saúde do Paraná realizou nesta semana a primeira reunião do Grupo de Trabalho Consultivo (GTC) do Programa de Qualificação dos Consórcios Intermunicipais de Saúde do Governo do Estado (Qualicis). Formado por secretários, técnicos municipais, Regional e Consórcio Intermunicipal de Saúde dos Campos Gerais (CimSaúde), o grupo tem por objetivo o envolvimento dos atores para o fortalecimento das Redes de Atenção à Saúde. “Estamos atuando pela regionalização, para atender as necessidades da população, o mais próximo de suas residências”, explica a diretora do Consórcio, Pâmella Costa.
O encontro ocorreu no município de Castro, mas contou com a presença, de forma online, do Núcleo de Descentralização do SUS (NDS) da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), com as representantes Francielle Pires dos Santos e Silviane da Silva de Almeida. O GTC ficará responsável pela implementação do Qualicis no atendimento multiprofissional especializado com foco no compartilhamento do cuidado com a Atenção Primária à Saúde. “Esta integração da Atenção Primária e Especializada prevê um único microssistema clínico, garantindo uma atenção contínua e integrada dos pacientes”, destaca Pâmella, lembrando que o resultado deve ser o ganho de escala e qualidade no atendimento.
Com o Programa de Qualificação, o CimSaúde atuará com cinco linhas guia de cuidado: Idoso, Gestante de alto risco, Gestante de risco intermediário, Criança, e Hipertensão e Diabetes. Dentre os municípios da 3ª Regional, Arapoti, Carambeí, Ipiranga, Ivaí, Jaguariaíva, Palmeira, Ponta Grossa, Porto Amazonas e São João do Triunfo serão atendidos no ambulatório de Ponta Grossa, e Castro e Sengés na sub-sede de Castro do Consórcio.
O GTC deve se reunir ordinariamente com periodicidade trimestral. “O NDS nos passou uma pauta mínima que deve ser discutida”, antecipou Pâmella, citando a estratificação, o absenteísmo, o transporte sanitário por parte da Atenção Primária, e a gestão das filas de espera por parte da Atenção Especializada. “Faremos uma discussão permanente das Linhas Guia para um melhor aproveitamento”, garante.
Integrantes
Participam do GTC os secretários municipais de saúde, de Ponta Grossa Gustavo da Matta, de Castro, Maria Lídia Kravutschke, e de Piraí do Sul Júlio Cesar Sandrini; os técnicos municipais, Renata Moraes, Roberson Valenga e Jéssica da Silva; os representantes da 3ª Regional de Saúde, Silvia Carla Vita, e Maria Cristina Fernandes, e do CimSaúde, Pâmella Costa, Sabrina Dátola e Cleonice Langa.