Publicado em: 18/07/2018 15:27 | Fonte/Agência: CIMSAÚDE | Autor: CIMSAÚDE
Para melhor atender pacientes da região, o Consórcio Intermunicipal de Saúde dos Campos Gerais (CimSaúde) pretende realizar avaliações qualitativas dos trabalhos que vem sendo realizados nas Redes de Atenção Secundárias já implantadas. A ideia é verificar a efetividade dos serviços prestados, e o número de pacientes que já tiveram alta com a utilização das Redes, ou seja, utilizaram os serviços e foram liberados pelas equipes médicas com seus problemas sanados.
No CimSaúde, funcionam as Redes Mãe Paranaense, Materno Infantil e a MACC que realiza atendimento a pacientes com doenças crônicas. Conforme a diretora executiva do Consórcio, Pâmela Costa as avaliações quantitativas já são realizadas há dois anos, a cada quadrimestre. “Estamos avaliando um modelo para que possamos iniciar a avaliação qualitativa também”, conta, lembrando que o assunto foi pautado durante reunião na última semana realizado com a 3ª Regional de Saúde e os integrantes do Conselho de secretários municipais (Cresems).
Para o diretor da 3ª Regional de Saúde, Isaías Cantóia, as avaliações quantitativas já são realizadas por diversos órgãos, além do próprio CimSaúde e do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PR). “Temos que começar a pensar de outra forma se queremos avançar na saúde”, destacou, comentando uma das questões da área: a falta de médicos especialistas nos municípios e o número excessivo de consultas para atender a demanda.