Diretoria prevê “grande gestão” à frente do CimSaúde

 

Publicado em: 18/01/2023 20:22

Whatsapp

 

“Saúde em primeiro lugar”. Destacando uma das principais demandas da população dos municípios da região, o prefeito de Arapoti, Irani Barros, assumiu na tarde desta quarta-feira, dia 18 de janeiro, a presidência do Consórcio Intermunicipal de Saúde dos Campos Gerais (CimSaúde). A nova diretoria pretende escutar gestores de todas as Prefeituras consorciadas para promover uma gestão eficiente e mais resolutiva. “Vamos trabalhar em conjunto com Conselhos e secretários municipais para implementar o compromisso de crescimento de nosso Consórcio”, adianta Barros, destacando seu “novo desafio”. 

O novo desafio à frente do CimSaúde será compartilhado pelos prefeitos de São João do Triunfo, Abimael do Vale; de Tibagi, Artur Nolte (Butina); e de Piraí do Sul, Henrique Carneiro. Eles assumiram a vice-presidência, secretaria e tesouraria do Consórcio, respectivamente. Outros seis prefeitos assumiram ainda o Conselho Fiscal da entidade. “Temos o compromisso de fazer uma gestão ainda melhor do que a do ‘Dr Marcio’ (Artur de Matos, prefeito de Telêmaco Borba)”, garante Barros.

O prefeito de Telêmaco Borba passou o cargo durante a cerimônia e recebeu homenagens pelo trabalho prestado à Saúde dos Campos Gerais. “Como presidente, e também como médico, ele desenvolveu, com maestria, ações de fortalecimento e expansão do CimSaúde”, exultou a diretora executiva, Pâmella Costa.

Para Matos, o trabalho realizado pelo Consórcio, ao levar serviços de qualidade aos munícipes, via Sistema Único de Saúde (SUS), é de vital importância. “Temos o privilégio de contar com o SUS e poder dar atendimento àquela grande maioria que não pode pagar”, avalia. Em seu discurso, o então presidente falou ainda da ‘desvalorização’ do Sistema. “Fico entristecido de ver que muitos médicos se recusam a atender pelo SUS”, lamenta.

Prefeita de Ponta Grossa e presidente do Consórcio Intermunicipal SAMU Campos Gerais, Elizabeth Schmidt, fez coro à atuação do gestor no CimSaúde. “O Dr Marcio é um só. E pensem vocês quantas vidas já impactou”, disse, citando sua experiência na área. Sobre a atuação do CimSaúde, a gestora ressaltou a evolução. “É notável. Por meio dos Consórcios, nossos municípios dividem os problemas ao unir esforços”, avalia.

Além de manter uma gestão eficiente, e com diversos novos serviços para a região, o CimSaúde deve, nos próximos anos, apostar na economia para as Prefeituras. “Nosso serviço fará toda diferença. A comunhão dos atos, com as licitações compartilhadas, serão essenciais para a economicidade”, garante o secretário do Consórcio.

Butina destacou ainda a diminuição dos deslocamentos dos pacientes, principalmente daqueles que estão em tratamentos médicos. “É uma dificuldade imensa. Quanto mais perto pudermos levar os serviços, melhor iremos prestar os atendimentos” avalia.

O novo tesoureiro do Consórcio conta como as Prefeituras passaram a valorizar ainda mais a atuação em conjunto. “É a nossa solução. Estamos investindo mais no CimSaúde, pos sabemos que nossa população carece deste atendimento”, fala.

Homenagem

Além do ex-presidente do Consórcio, outro gestor regional foi lembrado pela sua atuação pela Saúde. Vice-prefeito de São João do Triunfo, também com atuação na Secretaria de Saúde, Geraldo Chaves, faleceu em 2021, mas foi peça chave para a evolução do CimSaúde. “Não posso deixar de expressar minha gratidão ao contar com o prefeito Abimael na vice-presidência”, disse, emocionada, a diretora, contando um pouco da trajetória de Chaves.

Para o vice-presidente, Chaves merece todo o reconhecimento dos gestores, não somente pela atuação na área da saúde. “Uma pessoa fantástica”, recorda. Sobre sua atuação no Consórcio, Vale promete novos esforços. “Os prefeitos podem contar com o nosso trabalho. vamos permanecer com uma ótima gestão”, garante.