CimSaúde segue com atendimento descentralizado

 

Publicado em: 28/02/2023 17:40

Whatsapp

 

O Consórcio Intermunicipal de Saúde dos Campos Gerais (CimSaúde) iniciou 2023 com os atendimentos descentralizados em alguns municípios. Desde o último mês de dezembro, um profissional, especialista em Psiquiatria, vem realizando atendimento fora da sede e subsedes do ambulatório. O primeiro município a receber o atendimento foi Ipiranga no último ano. O projeto de expansão de serviços disponibilizado pelo Cimsaúde contempla a oferta de consultas especializadas e exames de diagnóstico e imagem. “A expansão está ocorrendo conforme os municípios vão repassando suas respectivas demandas reprimidas Assim, o Consórcio realiza o credenciamento de profissionais para atendimento de forma descentralizada”, esclarece a diretora Pâmella Costa.

Com a intenção de levar atendimento a população mais próximo de suas residências, o CimSaúde passa a atender fora de sede em Ponta Grossa, e das duas subsedes em Telêmaco Borba e Castro. “Foi uma das melhores ações do Consórcio. Além de seguirmos com atendimento de qualidade aos munícipes, damos a eles mais conforto e agilidade”, avalia a prefeita de Carambeí, Elisângela Pedroso, que está com atendimento de Psiquiatra e Ortopedista em seu município.

Este ano, o CimSaúde está em processo de expansão desse atendimento mais próximo dos munícipes. “Nosso objetivo é levar os profissionais atenderem nos municípios consorciados”, destaca a diretora do Consórcio Pâmella Costa, lembrando que a descentralização foi aprovada durante assembleia de prefeitos ainda em 2022. Para a descentralização, o Consórcio realiza a contratação de profissionais por meio de edital de credenciamento. “Além disso, as Prefeituras que contam com interesse de receber os médicos especialistas cedem locais para atendimentos”, esclarece.

Em Carambeí, a prefeita pretende levar outros profissionais, e ceder novas salas para garantir o conforto dos pacientes. “Vamos abrir mais salas, sempre com objetivo de promover melhorias para a população”, garante.

Conforme a secretária de Saúde do município, Simone Andrusko, a população ficou muito contente com o atendimento. “Pessoal ficou muito satisfeito pela comodidade das consultas mais próximo de suas casas”, conta.

Além dos atendimentos descentralizados, o CimSaúde prevê ainda a realização de mutirões de exames de ultrassonografia, ecodoppler arterial e venoso para atendimento de um maior quantitativo de pacientes. “Faremos ainda neste mês no município de Piraí do Sul”, adianta Pâmella.