Na 21ª Regional, Curiúva e Ventania garantem 100% de adesão ao PlanificaSUS

 

Publicado em: 12/05/2023 13:26

Whatsapp

 

Os municípios de Curiúva e Ventania garantiram a adesão de 100% das equipes de Atenção Primária no Programa PlanificaSUS durante a última semana. Quinta e sexta-feira, dias 3 e 4 de maio, a 21ª Regional de Saúde, em parceria com o Consórcio Intermunicipal de Saúde dos Campos Gerais (CimSaúde), realizou a segunda etapa dos workshops de adesão nos municípios. Curiúva e Telêmaco Borba receberam a ação. “A 1ª adesão ocorreu em 2021, quando cada município realizou a adesão com uma Unidade Básica de Saúde”, conta a enfermeira da Atenção Primária, Isabela Mudri.

Com a 2ª adesão, os municípios da 21ª Regional, mas que dobrou as Unidades contempladas. Telêmaco Borba e Ortigueira passaram para duas, Curiúva seis e Ventania três. Imbaú, Reserva e Tibagi seguem com uma Unidade o PlanificaSUS. Conforme a administradora e tutora do Programa, Tamires Vieira Picon, mais de 250 pessoas participaram do workshop de adesão. “Inicialmente, foram apresentados conceitos básicos do PlanificaSUS, assim como discutida a importância de planificar”, contou.

O PlanificaSUS é um programa de educação permanente, que visa organizar, qualificar e integrar os processos de trabalho da Rede de Saúde, com foco nas necessidades de saúde dos usuários. “O Programa visa organizar, qualificar e integrar os processos de trabalho da Atenção Primária, Especializada e Hospitalar com foco nas necessidades de saúde dos usuários. Por isso é importante a participação de todos os atores para organização da Rede de Saúde”, esclarece a diretora do CimSaúde, Pâmella Costa. 

Equipe do Ambulatório do Consórcio em Telêmaco Borba esteve presente durante o workshop. Conforme a assistente administrativa da subsede, Eloise Fernanda da Silveira, o seguimento na Atenção Especializada também faz parte do Programa e deve contar com equipes capacitadas. “Como o Consórcio envolve todos os municípios da 21ª Regional, temos que estar em consonância com os Programas de Saúde”, avalia.


Imagens