Os direitos das pessoas com sofrimentos mentais e a luta antimanicomial estiveram em pauta no município de Telêmaco Borba na última semana. Em alusão ao Dia Nacional da Luta Antimanicomial, em 18 de maio, a 21ª Regional de Saúde realizou um encontro com profissionais da área com o tema “Os Desafios de Cuidar em Liberdade”. “Além de ser um assunto de extrema importância, a Saúde Mental foi definida como Linha Prioritária dentro de nossa região”, esclareceu o chefe da 21ª Regional, Roberto Amatuzzi Franco, contando que a escolha da Linha faz parte do PlanificaSUS e será implantada por meio do Programa Estadual de Qualificação dos Consórcios Intermunicipais de Saúde (Qualicis).
Conforme Amatuzzi, a intenção do evento foi mostrar a importância de se evitar os internamentos das pessoas com este tipo de sofrimento, e realizar, da melhor forma possível, o acompanhamento. “Para isso precisamos de organização e fortalecimento da Atenção Primária. Esta é a lógica do trabalho em Rede”, explica.
O papel da Atenção Primária à Saúde, como a classificação e o encaminhamento à Atenção Especializada, deve contar com capacitações realizadas por equipes do Consórcio Intermunicipal de Saúde dos Campos Gerais (CimSaúde), responsável pela implantação do Qualis na 21ª e na 3ª Regional de Saúde. “O Consórcio conta com papel fundamental neste processo. Após os encaminhamentos, os ambulatórios realizam os atendimentos com suas equipes multidisciplinares”, avalia.
Sobre esta atuação do CimSaúde, a diretora Pâmella Costa, realizou explanação durante evento da última semana. “Falei sobre a importância dos atendimentos realizados pela equipe multiprofissional, e a importância da união da rede de atenção, prevendo o atendimento em todos os pontos de apoio”, contou.
O evento, que reuniu mais de 100 pessoas no Auditório do Instituto Federal do Paraná (IFPR), contou também com palestras da psicóloga, Rosana Schiffer Cury, e da promotora de justiça, Mariana Gomes Ribeiro Bollotti. “Foi uma participação importantíssima, nos trouxe um olhar diferenciado, um saber diferente, da Promotoria”, apontou o chefe da 21ª Regional de Saúde.
Recesso Final de Ano 23 a 31 de dezembro de 2024
01 de janeiro de 2025
Retornamos no dia 02/01/2025 a partir das 13hrs