CimSaúde debate ações no Estado

 

Publicado em: 30/05/2023 10:53

Whatsapp

 

O Consórcio Intermunicipal de Saúde dos Campos Gerais (CimSaúde) marcou presença durante a 13ª Conferência Estadual da Saúde realizada em Pinhais. Após participar de diversas Conferências Municipais da região, a equipe integrou as propostas do Paraná, que devem seguir para a Conferência Nacional, agendada para os dias 2 a 5 de julho em Brasília. 

Este ano, as Conferências tiveram como tema “Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia”. “O Sistema Único de Saúde garante o acesso de todos, sem distinções. Há muitos desafios a serem galgados, mas estamos no caminho para que, cada vez mais, possamos entregar serviços de melhor qualidade para a população”, avalia a diretora do CimSaúde, Pâmella Costa.

Para Pâmella, ao participar dos debates a nível do Estado, o CimSaúde vem ajudando no desenvolvimento da defesa pelo SUS. Na região dos Campos Gerais, o Consórcio atende pacientes no Atendimento Ambulatorial, atuando como um “braço” das Unidades Básicas de Saúde, que encaminham pacientes de nível intermediário e alto risco.

Entre as propostas da Conferência Estadual, a diretora do Consórcio destacou o fortalecimento da Atenção Primária à Saúde (APS). “É no município que se inicia o atendimento dos pacientes. Se as APS’s não estiverem fortalecidas, a atuação em Rede que pregamos, não irá funcionar”, aponta.

Presente na Conferência Estadual, o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, reforçou também a necessidade de uma revisão no financiamento do SUS. "Temos batido insistentemente nessa tecla. A tabela do SUS não tem reajustes há pelo menos 14 anos. É preciso manter um diálogo conciso, porém de cobrança com o governo federal, para que tenhamos mais recursos e possamos, de maneira tripartite, contribuir para o funcionamento vital da saúde pública".

Da Conferência Estadual surgiu documento que elenca as propostas em quatro eixos: “O Brasil que temos. O Brasil que queremos”, “O papel do Controle social e dos movimentos sociais para salvar vidas”, “Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia”, e “Amanhã será um outro dia para todas as pessoas”.

As 3ª e 21ª Regionais de Saúde, que abrangem os municípios do CimSaúde enviaram dezenas das propostas que integram o caderno que será entregue durante a Conferência Nacional. Aumentar as consultas, exames e vagas junto ao Consórcio está entre elas. “Muitas propostas contemplavam os Consórcios Intermunicipais de Saúde, no que tange os serviços da atenção ambulatorial especializada”, finalizou Pâmella.


Imagens