Ortigueira atua na estratificação das Linhas de Cuidado à Saúde

 

Publicado em: 31/05/2023 13:20

Whatsapp

 

A Secretaria Municipal de Saúde de Ortigueira está atuando na estratificação de pacientes para a implantação das Linhas de Cuidado à Saúde. Com o início do Programa de Qualificação dos Consórcios Intermunicipais de Saúde do Estado (Qualicis) previsto para os próximos dias, os municípios da 21ª Regional de Saúde se preparam para encaminhar seus pacientes da melhor maneira possível. “O processo de estratificação é essencial para visualizarmos as demandas de cada um dos municípios atendidos”, explica a diretora do Consórcio Intermunicipal de Saúde dos Campos Gerais (CimSaúde), Pâmella Costa. O órgão é que irá implantar as novas Linhas após finalização dos trâmites do processo licitatório que irá contratar empresa com multiprofissionais.

Na última semana, o CimSaúde esteve no município de Ortigueira para realizar capacitação sobre a Linha de Cuidado Materno Infantil. “Foi muito importante a apresentação junto a nossa equipe”, destacou o secretário municipal de Saúde, Cleverson Soares, agradecendo a equipe do Consórcio.

A Linha de Cuidado à Saúde Materno Infantil vem organizar a atenção e assistência nas ações do pré-natal, parto, puerpério, além de acompanhar o crescimento e desenvolvimento das crianças, em especial nos seus primeiros anos de vida. “Nós estamos visando a organização do fluxo de informações e qualificação da assistência primária”, esclareceu a enfermeira Angélica Estrada Heringer, profissional que atua como referência técnica da Linha na 21ª Regional de Saúde.

Para o secretário municipal, a Linha Materno Infantil é de suma importância, e deve beneficiar a população em geral. “Estamos no processo de estratificação. Com certeza teremos números interessantes para divulgar nos próximos dias”, antecipa.

Conforme a diretora do CimSaúde, pelo município de Ortigueira contar com comunidades indígenas, a porcentagem de gestantes de alto risco acaba sendo maior. “Por isso torna-se necessário o trabalho em conjunto entre Consórcio, Regional de Saúde e município”, avalia.

Com a estratificação, os municípios realizam uma ‘triagem’ para verificar quais pacientes podem ser atendidos pelo CimSaúde. “Atuamos nos casos de risco intermediário e alto risco”, conta a diretora.


 


Imagens