O fortalecimento e a integração da Rede de Atenção à Saúde da 21ª Regional foi tema de encontro na última semana em Telêmaco Borba. O Programa PlanificaSUS do Governo do Estado contou com capacitação sobre a segurança do paciente. Equipe do Consórcio Intermunicipal de Saúde dos Campos Gerais (CimSaúde) esteve presente. “O trabalho com a prevenção, principalmente na área da saúde, é essencial para assegurar os benefícios e não gerar danos desnecessários”, avalia a enfermeira da subsede de Telêmaco do Consórcio, Saloa Correia de Miranda.
Tutor do PlanificaSUS, o chefe da 21ª Regional de Saúde, Roberto Amatuzzi Franco, destaca a importância de participar “mais ativamente” dentro dos Programas de Governo, como o Planifica e também o Qualicis, Programa de Qualificação dos Consórcios Intermunicipais de Saúde do Estado. “São programas estratégicos, que merecem participação mais ativa dos agentes, para organizarmos de forma clara a rede de atenção e as linhas de cuidado”, aponta.
Diretora do Cimsaúde, Pâmella Costa destaca o trabalho em conjunto com a Regional de Saúde. “Nosso propósito é desenvolver projetos em prol dos usuários do SUS conforme as estratégias de saúde que se complementam, como é o caso do Qualicis e do PlanificaSUS”, esclarece.
A sintonia entre equipes técnicas dos municípios, da regional, e do Consórcio foi citada pelo tutor do Planifica. “Esta união vem fortalecer a Rede. Unidos nos esforços e saberes, conseguimos resultados de forma positiva”, destaca, lembrando ainda do início das novas Linhas de Cuidado prioritárias da Regional, Saúde Mental e Materno Infantil, que devem fortalecer a Rede.
Conforme a enfermeira do CimSaúde, dentro de uma estratégia de serviço de saúde, os atores devem saber identificar os riscos. “Isso possibilita a equipe trabalhar com o paciente sendo o protagonista do cuidado”, avalia, destacando ainda a importância de garantir autonomia e gerar motivação ao paciente sobre seu bem estar e cuidado.
Assistente administrativa do Consórcio, Eloise Fernanda de Silveira, destaca a importância dos “processos de saúde” e também das capacitações. “O debate da segurança do paciente nos leva a uma reflexão sobre as nossas práticas dentro do serviço de saúde, a importância dos protocolos, e da educação continuada”, comenta. Sobre o encontro, a profissional citou a troca de experiências e verificações de pontos para melhorias.
Integrante da equipe do CimSaúde em Telêmaco Borba, a técnica de enfermagem, Tiane Correia dos Santos também participou da capacitação. “Cada etapa tem sido de grande importância, pois nos coloca em discussões, implementações e ações de melhoria nas quais o usuário é nossa prioridade”, finaliza.
Recesso Final de Ano 23 a 31 de dezembro de 2024
01 de janeiro de 2025
Retornamos no dia 02/01/2025 a partir das 13hrs