A importância da comunicação entre Atenção Primária da Saúde (APS) e Atenção Ambulatorial Especializada (AAE) foi destaque durante workshop das Unidades Laboratórios do PlanificaSUS da 3ª Regional de Saúde. O evento, realizado no Centro de Convivência da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, reuniu dezenas de profissionais. “Foram expostas vivências exitosas da comunicação entre APS e AAE”, explicou a enfermeira, coordenadora da subsede de Castro do Consórcio Intermunicipal de Saúde dos Campos Gerais (CimSaúde), Flávia Queiroz.
O uso de tecnologias de cuidado e gestão de saúde como matriciamento, além de ferramentas, como o whatsapp foram destacadas. “O maior objetivo dos workshops que realizamos é a melhoria em prol da saúde do usuário”, avalia a enfermeira Sabrina Datola, destacando que o compartilhamento de informações é essencial para o cuidado eficaz.
O matriciamento, processo de construção compartilhada da saúde, foi destaque no workshop. Desde o mês de fevereiro, foram diversas as ações realizadas nos municípios da Regional. Entre os temas abordados, o Programa Estadual de Qualificação dos Consórcios Intermunicipais de Saúde (Qualicis), materiais de apoio como Check List, Compartilhamento do Cuidado e Plano de Cuidado, Estratificações de Risco, e Linhas de Cuidado.
Além de ações de matriciamento, equipe do CimSaúde realiza nos municípios ações de educação permanente e também a discussão de casos clínicos mais complexos. “Com as ferramentas constantes de comunicação, estamos evoluindo nesta integração com as Unidades Básicas de Saúde”, comemora a diretora do Consórcio, Pâmella Costa.
Recesso Final de Ano 23 a 31 de dezembro de 2024
01 de janeiro de 2025
Retornamos no dia 02/01/2025 a partir das 13hrs