Ivaí recebe ‘educação em saúde’

 

Publicado em: 20/10/2023 09:06

Whatsapp

 

As ações do Programa Estadual de Qualificação dos Consórcios de Saúde, Qualicis, seguem nos municípios da região. Na última semana, equipe do Consórcio Intermunicipal de Saúde dos Campos Gerais (CimSaúde) esteve em Ivaí realizando mais um evento de ‘educação em saúde’. Enfermeiras, assistente social, psicóloga e coordenadora da atenção primária à saúde do município participaram. Desta vez, o tema tratado foi sobre a saúde do idoso. “A equipe multiprofissional do Consórcio que atende a Linha de Cuidado passou as informações”, relatou a enfermeira Sabrina Dátola, citando a médica geriatra, fisioterapeuta, enfermeira, além da equipe administrativa do CimSaúde. 

Quem comandou a ação foi a geriatra Leidi Daiana Teider. Temas como Risco de Fragilidade, incapacidade cognitiva, incontinência urinária, instabilidade postural e quedas e vacinas foram tratados. “A Saúde do Idoso envolve vários temas. Até mesmo a estrutura familiar e, às vezes, o abandono, devem ser levados em conta”, aponta a profissional.

Nos municípios, onde os idosos contam com um primeiro atendimento, a recomendação é avaliar todos os aspectos possíveis antes do encaminhamento aos ambulatórios do CimSaúde. Para isso, o Governo do Estado utiliza de um formulário de avaliação. O ivcf-20 é um instrumento de identificação inicial do idoso de risco. “O manuseio correto é primordial”, avalia Sabrina.

Durante a capacitação, a fisioterapeuta Franciane , também passou algumas orientações. “A relevância da fisioterapia na prevenção, promoção e recuperação na saúde do idoso foi citada”, elencou a enfermeira.

Para a secretária municipal de saúde de Ivaí, Erica Schornobai, a reunião foi “muito esclarecedora”. “Os profissionais do Qualicis sempre são muito atenciosos. Além das explicações, fizemos uma roda de conversa e um momento para tirar as dúvidas”, conta.

Conforme a diretora do CimSaúde, Pâmella Costa, esta ação faze parte das funções do Qualicis. “Seguimos com a realização de ações educativas entre Atenção Primária à Saúde e Atenção Ambulatorial Especializada”, finaliza.


Imagens