O aumento do número de sífilis em todo o mundo vem alarmando os profissionais de saúde. A Organização Mundial da Saúde (OMS) apontou um salto de 30% entre 2020 e 2022 nas Américas em adultos de 15 a 49 anos. Somente em 2022 foram mais de um milhão de casos, atingindo 8 milhões no mundo. Para melhor atender casos, o Consórcio Intermunicipal de Saúde dos Campos Gerais (CimSaúde) realizou capacitação com equipe das Linhas de Cuidado Materno Infantil.
“A sífilis é uma infecção sexualmente transmitida curável”, esclarece a enfermeira do Consórcio, Sabrina Dátola, contando que o perfil de pessoas mais infectadas são homens brancos de 30 a 39 anos. Apesar do perfil, a IST atinge mais gravemente gestantes e recém nascidos, com a sífilis congênita. Ainda de acordo com a OMS, a sífilis congênita alcançou uma estimativa de 4,98 casos por 1000 nascidos vivos em 2022, superando significativamente a meta de 0,5 casos por 1000 nascidos vivos.
Além do risco da sífilis congênita, a doença pode levar a complicações graves como aborto espontâneo, morte fetal, parto prematuro, baixo peso ao nascer, anomalias congênitas, lesões em órgãos como o fígado, baço e ossos, além de danos neurológicos.
“Sabemos que a doença pode levar a muitas complicações. Mas temos que ressaltar a prevenção, com o uso correto de preservativos durante as relações sexuais, e também o diagnóstico, que é simples”, esclarece a enfermeira, citando os testes de detecção.
Conforme a diretora do CimSaúde, Pâmella Costa, estas capacitações fazem parte das ações educacionais do Programa Estadual de Qualificação dos Consórcios de Saúde, o Qualicis. “Objetivamos a qualificação dos profissionais para os atendimentos nas Linhas de Cuidado”, conclui.
Edital nº 001/2024 - Capacitações, Palestras e Cursos
Edital nº 002/2024 - Consultas e Exames
Edital nº 003/2024 - Atendimento Multidisciplinar TEA