No Dia Mundial, Carambeí debate Autismo

 

Publicado em: 02/04/2025 16:09

Whatsapp

 

No dia mundial da conscientização do autismo, profissionais das Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Carambeí receberam capacitação do Consórcio Intermunicipal de Saúde dos Campos Gerais (CimSaúde) sobre o tema. “Estamos realizando protocolo para iniciar atendimento no município”, antecipa a secretária de Saúde, Maira Holleben.

Hoje, Carambeí já realiza o encaminhamento para consultas com médico especialista em neuropediatria ao Consórcio, mas pretende implementar o atendimento in loco, seguindo projeto piloto de atendimento às pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) da entidade. “Iniciamos o projeto em Arapoti, a pedido de nosso presidente, o prefeito Irani Barros, mas já estamos expandindo para novos municípios”, ressalta a diretora do CimSaúde, Pâmella Costa, citando Piraí do Sul, Telêmaco Borba e Ponta Grossa.

Com o projeto, o CimSaúde garante atendimento especializado e multiprofissional às pessoas com TEA. “Hoje percebemos muito mais pessoas diagnosticadas. Antes os casos eram subdiagnosticados”, esclarece Pâmella.

Conforme Maira, neste primeiro momento a capacitação ocorreu aos profissionais das UBS, mas a ideia é ampliar. “Queremos estender ainda às equipes do Posto Central de Saúde”, antecipa. A secretária destaca ainda que o acolhimento e o atendimento nas UBS não deve ser focado somente nos pacientes com TEA. “Temos que dar atenção às famílias também, que, normalmente, já estão fragilizadas”, avalia. 

Diretora do CimSaúde, destaca a importância das ações educacionais, que estão diretamente ligadas a qualificação da assistência prestada. “É necessário qualificar os profissionais para que possam atuar com maior conhecimento nos atendimentos prestado aos usuários do Sistema Único de Saúde, nesta caso, as pessoas com transtorno do espectro autista”, finaliza.


Imagens