Publicado em: 21/10/2019 15:00 | Fonte/Agência: CIMSAÚDE | Autor: CIMSAÚDE
Com atendimento da Rede MACC de doenças crônicas, o Consórcio Intermunicipal de Saúde dos Campos Gerais (CimSaúde) vêm buscando novos aprendizados para virar referência na área. Colaboradores e prestadores de serviço estiveram no Centro Especializado em Diabetes, Obesidade e Hipertensão (Cedoh) localizado em Brasília para capacitação. “Voltamos com o conhecimento renovado, com novas ideias, mais motivadas a dar continuidade ao trabalho já realizado no consórcio”, conta a enfermeira Sabrina Dátola. “Agora nossa meta é tornar o Cimsaude um centro de referência nos atendimentos”, antecipa.
A diretora executiva do Consórcio, Pâmela Costa destaca que a Rede MACC (Modelo de Atenção às Condições Crônicas) está entre as mais procuradas na região. “Estes pacientes exigem cuidados constantes. E uma rede de profissionais é essencial para fazer este acompanhamento”, avalia. Para ela, a excelência neste tipo de atendimento irá colocar o Consórcio entre os melhores locais para a busca deste tipo de tratamento.
No Cedoh, as profissionais do CimSaúde destacaram o Sistema Integrado utilizado e que facilita os trabalho dos profissionais. “Vamos aplicar aqui no consórcio essa sintonia entre a equipe multiprofissional, onde cada profissional ficará ciente do atendimento realizado pelo colega”, antecipa. Além de um sistema integrado, a enfermeira destaca os processos de discussões de caso realizados pela equipe multiprofissional.
Conforme a gerente do Cedoh essas capacitações estão sendo de suma importância para a troca de experiências. “A proposta é conhecerem o centro especializado e os outros serviços da Secretaria de Saúde que fazem atendimento a diabéticos. Estamos compartilhando com os profissionais a nossa e ouvindo deles as vivências e dificuldades que têm”, explicou.
Além do sistema integrado dentro do Consórcio, a ideia é que profissionais da Rede tenham engajamento também com as clínicas que ofertam serviços de saúde nos 20 municípios que abrangem o CimSaúde. “Assim poderemos, além das orientações já passadas nas consultas, aconselhar os pacientes a procurarem serviços disponíveis perto de suas casas, com tranquilidade e segurança para o fortalecimento de sua saúde”, avalia.
Capacitações dentro e fora do Consórcio. “Em Brasília, profissionais capacitados e dinâmicos nos passaram conhecimento. Agora vamos repassar todo este conhecimento dentro de nosso Consórcio”, prevê. Durante a capacitação, as profissionais de saúde conheceram ainda o trabalho realizado no Hospital Materno Infantil de Brasília e Hospital Regional da Asa Norte e Hospital Regional de Paranoá, ambos com funcionamento do Cedoh. O curso foi promovido pela Secretaria de Saúde do Distrito Federal e Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass).
[gallery link="file" ids="1420,1422,1423"]