[caption id="attachment_197" align="alignleft" width="300"]
Colaboradores de Hospitais Públicos da região participam de treinamento[/caption]
A Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) está realizando desde a última quarta-feira um Curso de Gestão da Manutenção de Equipamentos Médico-Hospitalares. Por meio de uma parceria com o Consórcio Intermunicipal de Saúde dos Campos Gerais (CimSaúde) e a empresa Medicalway, o Grupo de Pesquisa em Engenharia Biomédica está capacitando profissionais que atuam nos Hospitais Públicos da região. “Este curso é a contrapartida ao Ministério Público Federal e Justiça Federal que destinaram recursos para equipar o laboratório de Engenharia Biomédica da UTFPR”, explicou o líder do Grupo de Pesquisa, o professor Sérgio Okida.
Foram dois dias de aulas realizadas no Laboratório da Universidade e um dentro do Hospital Municipal Dr Amadeu Puppi. “O curso teve por objetivo fornecer ferramentas para os participantes gerenciarem a manutenção de equipamentos médico-hospitalares”, contou Okida, destacando que algumas vezes os equipamentos deixam de funcionar por problemas simples, mas que o pessoal dos próprios hospitais poderia garantir a manutenção, sem que pacientes sejam prejudicados pela falta deles.
Além dos benefícios para os Hospitais Públicos que contará com pessoal mais capacitado, o professor destaca o ganho da Universidade. “Um dos objetivos, além do ensino da engenharia biomédica, é o desenvolvimento de pesquisa na área de engenharia clínica”, avalia, falando ainda da aproximação da Universidade com a área da saúde.
Para a diretora executiva do CimSaúde, Pámela Costa, a realização de parcerias entre as instituições de ensino e órgãos ligados ao Governo é de suma importância no processo de desenvolvimento regional. “O Consórcio, além de todo trabalho desenvolvido na atenção secundária, como o credenciamento de prestadores para ofertar serviços de consultas e exames especializados aos municípios consorciados, busca também estabelecer parcerias que venham a contribuir para os serviços desenvolvidos pelas Secretarias Municipais de Saúde, e esta parceria com a UTFPR culminou em mais uma história de sucesso”, ressaltou, lembrando-se da importância da grade do curso ao maximizar a utilidade dos recursos alocados. “Com essa parceria foi possível uma qualificação neste trabalho, que é desenvolvido pelas Secretarias”, aponta.
Além do professor Okida, o projeto para equipar o Laboratório de Engenharia Biomédica da UTFPR, teve a participação dos professores Antônio de Paula Xavier, Frederic Conrad Jansen e Nelson Ari Canabarro. “Apoiei na elaboração do projeto, com a aproximação das entidades e sugestão da contrapartida com o aporte de serviços para toda a região por meio do CimSaúde”, contou Canabarro, já adiantando o interesse de outras regiões quanto ao treinamento.
Para Nelson a capacitação é de extrema importância já que aumenta a vida útil dos equipamentos nos hospitais. “Permite uma previsibilidade de manutenção, e diminui o tempo de equipamento parado”, finaliza.