Publicado em: 25/01/2019 16:28 | Fonte/Agência: CIMSAÚDE | Autor: CIMSAÚDE
O Consórcio Intermunicipal de Saúde dos Campos Gerais (CimSaúde) empossou na manhã desta sexta-feira sua nova diretoria para o biênio 2019/2020. O prefeito de Carambeí Osmar Blum deixou a presidência para o de Palmeira Edir Havrechaki. Blum segue na vice-presidência do Consórcio. O cargo de secretário ficou com o chefe do Executivo de Ipiranga Luiz Blum, e o de tesoureiro com o de Tibagi Rildo Leonardi. A eleição, por aclamação ocorreu no final do mês de dezembro.
Em sua posse como presidente, Havrechaki destacou a importância dos serviços prestados pelo CimSaúde. A saúde envolve prestação de serviço continuada. Por isso os municípios devem dar mais importância aos serviços do Consórcio, que é um facilitador para as Prefeituras”, destacou.
A frente do Consórcio, Havrechaki já inicia com novidades. Teremos grandes mudanças administrativas, pois faremos contratações por meio de concurso público”, adiantou. Além disso, o CimSaúde deve inaugurar nos próximos meses a sua nova sede, situada na Avenida Anita Garibaldi. “É notório que o CimSaude cresceu em relação aos serviços. E por isso é que estamos mudando para um espaço maior que vai permitir a atuação de novos profissionais e a ampliação do atendimento das redes de saúde’, disse.
Com a mudança de espaço, o novo presidente quer ainda que o CimSaúde possa oferecer outros serviços para as Prefeituras. Como exemplo, citou o Consórcio Paraná Saúde - de assistência médica. “Podemos melhorar a dinâmica de compra de materiais de saúde. Os municípios menores, que precisam de menor quantidade sofrem com os preços. Fazendo essas compras pelo CimSaúde podemos gerir de todos os municípios, e melhorar os preços”, conta.
Ainda em relação ao crescimento do Consórcio, Edir pretende retomar as discussões para a construção do Centro Regional de Especialidades. “A intenção é chegar em um denominador comum para que o Consórcio atenda realmente todos os municípios”, destaca.
CimSamu
O Consórcio Intermunicipal de do Serviço de atendimento Móvel de Urgência (CimSamu) também apresentou novidades na reunião dos prefeitos nesta sexta-feira na sede da associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG). O diretor executivo Jaime Menegoto destacou a entrega de ambulâncias pelo Ministério da saúde, que deve iniciar no mês de fevereiro, e também a realização de um concurso público para contratação dos funcionários que irão atuar no Consórcio. “Com isso poderemos adiantar a efetivação do Samu nos Campos Gerais”, exulta, lembrando que os municípios estão responsáveis pela construção das bases do Samu.
Neste primeiro momento, o Ministério da saúde fará a entrega de ambulâncias para 11 municípios do Consórcio. “Todos os 28 municípios deverão receber. Mas o Ministério fará a entrega por lotes”, conta.
[gallery ids="225,226,227"]