Publicado em: 04/06/2019 17:54 | Fonte/Agência: CIMSAÚDE | Autor: CIMSAÚDE
A diretora executiva do Consórcio Intermunicipal de Saúde dos Campos Gerais (CimSaúde), Pâmella Costa esteve nesta segunda e terça-feira em Curitiba participando de eventos sobre o trabalho prestado na atenção secundária à saúde no Estado. Na tarde de ontem a diretora participou de evento com o governador do Estado, Ratinho Junior e o secretário da Saúde Beto Preto para a liberação de recursos para alguns dos Consórcios do Estado. “Este recurso é um aditivo que está sendo passado por meio do Comsus. Como o nosso contrato segue até setembro, vamos recebê-lo mais tarde”, explica, lembrando que o Comsus é o convênio realizado entre Governo do Estado e Consórcios de Saúde. “O aditivo é essencial para que haja continuidade do serviço prestado no trabalho das Redes”, completa.
Já nesta terça-feira o encontro foi com o presidente da Rede Nacional dos Consórcios. Também estiveram presentes representantes dos Consórcios de Saúde de Joinvile e de Florianópolis. “Os Consórcios contam com muita representatividade pela execução de serviços de média complexidade na área da saúde”, aponta Pâmella, destacando que a importância e a otimização dos serviços estiveram na pauta. Conforme a diretora, a atuação dos Consórcios Públicos vem sendo debatida junto ao Ministério da Saúde. A ideia é um trabalho diferenciado na área. “Há um movimento que busca novas formas de financiamentos e uma ação em prol dos Consórcios, devido a sua complexidade e âmbitos de atuação”, comenta.
Além do repasse de R$ 20 milhões em recursos, Ratinho Junior afirmou nesta segunda-feira que a meta para o orçamento do ano que vem é ampliar a parceria, com aumento dos repasses e início de programas voltados ao primeiro atendimento e à população idosa. “Os consórcios são oportunidades para levar o atendimento especializado mais próximo das pessoas”, destacou. A gestão logística do atendimento próximo da população passa justamente pelo incentivo e apoio aos consórcios intermunicipais. “Os consórcios são grandes soluções para os prefeitos, em especial das pequenas cidades. Estamos diminuindo as distâncias e vamos modernizar e inovar naquilo que for possível”, completou Ratinho Junior.
Beto Preto, secretário de Saúde, ressaltou que os consórcios são exitosos há vinte anos, mas muitos municípios acabavam arcando com a modernização do atendimento, o que onerava cidades sem grande fluxo de caixa. “Era papel do Estado ser mais incisivo, mas ao longo do tempo não se deu o devido valor aos consórcios. Estamos honrando nosso compromisso com o orçamento construído no ano passado, mas prevendo para o ano que vem um aumento significativo que deve passar de 50% em relação aos repasses desse ano”, explicou.
[gallery columns="2" ids="319,321,322,323"]