Publicado em: 03/09/2019 15:31 | Fonte/Agência: CIMSAÚDE | Autor: CIMSAÚDE
Os secretários de Saúde da região estiveram reunidos na manhã desta terça-feira na sede da Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG) para tratar de temas relacionados à atenção secundária de saúde. Quem comandou a reunião foi o Consórcio Intermunicipal de Saúde (CimSaúde). “Iniciamos a alguns meses estes encontros com os secretários, Cresems e Regionais de Saúde (3ª e 21ª) para debater as demandas de seus municípios na área”, explica a diretora executiva do Consórcio, Pâmela Costa. Na reunião, os gestores debateram ações para fortalecer a gestão do CimSaúde, e melhorar o setor para a população.
Para o diretor da 3ª Regional de Saúde, Robson Xavier, o fortalecimento dos Consórcios do Paraná é essencial para a gestão de saúde dos municípios. “A prioridade hoje do Governo do Estado na área da saúde é o investimento nos Consórcios”, disse, lembrando que, para isso, os gestores devem focar os serviços de atenção secundária para serem geridos pelos Consórcios.
Diretor da 21ª Regional de Saúde, Cleverton Donizete Soares destacou a união dos gestores em prol do Consórcio. “Estamos no caminho certo. E para isso precisamos da conscientização dos gestores”, avalia, completando que as ações consorciadas serão fortalecidas com o trabalho conjunto das regionais, municípios e Consórcio.
A presidente do Conselho Regional de Secretários Municipais de Saúde da região, Ângela Pompeu destacou ainda que para otimizar os serviços, o Estado deve rever a gestão das Redes de Atenção à Saúde. “Temos muito absenteísmo”, ressaltou, lembrando que em algumas Redes, os pacientes não querem passar por diversas especialidades.
De acordo com a diretora executiva do CimSaúde, as Redes MACC, Mãe Paranaense e de Pediatria tem grande adesão da população, mas que outras, como do Idoso, devem ter seus formatos reformulados. Além disso, os gestores de saúde devem realizar em seus municípios uma pesquisa quantitativa quanto aos exames ambulatoriais que a população mais procura. “Queremos atender a demanda reprimida dos municípios”, conta Pâmela.
Ampliação das Redes
Durante o encontro, a diretora executiva do CimSaúde adiantou a ampliação da Rede MACC para os municípios da 3ª Regional de Saúde, e a implantação da Rede de Pediatria no ambulatório do CimSaúde no município de Telêmaco Borba. “Assim atenderemos a demanda dos sete municípios que compõe aquela região”, prevê Pâmela.