Publicado em: 13/12/2019 16:30 | Fonte/Agência: CIMSAÚDE | Autor: CIMSAÚDE
Em dez meses, o Consórcio Intermunicipal de Saúde dos Campos Gerais (CimSaúde) realizou 87.673 procedimentos, entre consultas e exames. Na tarde desta sexta-feira gestores estiveram reunidos na sede do CimSaúde para prestação de contas de 2019 e o plano de ação para 2020. “O Consórcio é muito bem aproveitado pelos municípios na atenção secundária”, avalia o presidente e prefeito de Palmeira, Edir Havrechacki.
As consultas do Consórcio são realizadas entre Redes de Atenção à Saúde e Especialidades Médicas. “Hoje são 77 os prestadores de serviços cadastrados no CimSaúde”, contabiliza a diretora Pâmela Costa, destacando que todos os municípios conveniados podem contar com prestadores credenciados.
O presidente Edir destacou ainda que os municípios devem indicar novos prestadores para facilitar o atendimento dos pacientes. “Temos que contar com especialistas mais próximos de quem precisa”, disse.
O absenteísmo de pacientes também entrou na pauta da reunião. “O número de consultas poderia ter sido maior entre janeiro e outubro, caso os municípios aproveitassem melhor”, explica Pâmela. Em 2019, entre as Redes, a que foi melhor aproveitada entre os municípios foi a Rede Mãe Paranaense que contou com mais de 70% de aproveitamento. O Modelo de Atenção às Condições Crônicas (Rede MACC) contou com mais de 64% de aproveitamento. Em compensação as Redes do Idoso e de Pediatria poderiam contar com mais atendimentos. O primeiro só contou com 14% e o segundo com 31% de aproveitamento. “Estamos nos aproximando mais dos municípios para que estes números sejam maiores, ou seja, reduzindo as taxas de absenteísmo”, explica a diretora.