Publicado em: 19/12/2019 18:48 | Fonte/Agência: CIMSAÚDE | Autor: CIMSAÚDE
O Consórcio Intermunicipal de Saúde dos Campos Gerais (Cimsaúde) irá aumentar em 46% a oferta de vagas para as Redes de Atenção à Saúde, além de algumas vagas para ambulatório, no próximo ano. As Redes Mãe Paranaense e Materno-Infantil poderão atender mais gestantes e crianças de médio e alto risco, e o Modelo de Atenção às Condições Crônicas (Rede MACC) novos pacientes nos municípios atendidos pelas Redes. “Estamos com índices altos de mortalidade materno-infantil. Vamos priorizar estas áreas para dar atendimento adequado às gestantes”, explica a diretora do CimSaúde, Pâmela Costa.
A Rede Mãe Paranaense irá dobrar o número de atendimentos semanais. De 48 passa para 96 nas unidades de Telêmaco Borba e Ponta Grossa. A Rede Materno-Infantil passa de 8 vagas semanais para 20, com oferta também em Telêmaco Borba, que é referência entre os municípios da 21ª Regional. Já a Rede MACC passa de 12 para 16 atendimentos semanais.
Para que os municípios aproveitem do atendimento em Rede, o Consórcio realizou nestas quarta e quinta-feira treinamento com gestores dos municípios consorciados e técnicos das regionais de saúde. “Reunimos na quarta os municípios da abrangência da 3ª Regional de Saúde, e na quinta-feira, os da 21ª”, explicou Pâmela, lembrando que para o trabalho em Rede é imprescindível a participação de todos os envolvidos, municípios, regionais de saúde e consórcios de saúde
A intenção dos encontros foi explicar os novos modelos de Redes e a estratificação dos pacientes, que devem ser encaminhados pelas Unidades Básicas de Saúde. “Temos que estar em sintonia para que as Redes funcionem da melhor maneira possível”, destaca a diretora contando que as reuniões foram muito produtivas. “Um momento de feedback entre equipes dos municípios e equipe do consórcio. Organizamos o processo de trabalho, para ir em busca de qualificar cada vez mais os atendimentos prestados pelas redes de atenção”, disse
As demais Redes atendidas pelo CimSaúde, Saúde Mental e do Idoso permanecem com o mesmo número de vagas para o próximo ano. Mas a ideia é que a medida que os municípios adequem seus processos de estratificação estas também sejam aumentadas.
Conforme a enfermeira do CimSaúde, Sabrina Dátola, que promoveu a capacitação aos técnicos e gestores municipais de saúde, além do treinamento sobre o aumento da oferta nas Redes, os encontros serviram ainda para debater e apresentar o Plano de Ação do Consórcio para o próximo ano. “Diversos assuntos entraram na pauta, entre eles a oferta de vagas para os municípios que ainda não fazem parte das Redes”, contou.
[gallery link="file" ids="4844,4845,4846,4847,4848,4849,4850"]