Publicado em: 10/03/2020 17:21 | Fonte/Agência: CIMSAÚDE | Autor: CIMSAÚDE
O Consórcio Intermunicipal de Saúde dos Campos Gerais (CimSaúde) apresentou na manhã desta terça-feira avaliação quadrimestral do Programa Estadual de Apoio aos Consórcios intermunicipais de Saúde (Comsus). Do total de 150 pontos, o Consórcio alcançou na última avaliação 115. A avaliação leva em conta o atendimento de Redes de Atenção à Saúde, além da capacitação junto às Unidades Básicas de Saúde dos municípios.
Conforme a diretora do Consórcio, Pâmela Costa, os atendimentos do último quadrimestre foram comprometidos devido a questões burocráticas da entidade. “A Rede de Pediatria e do Idoso foram comprometidas, por conta de um novo processo licitatório”, disse, explicando a pontuação. Em 2019, o CimSaúde alcançou pontuação máxima nas últimas avaliações. O novo processo licitatório foi concluído ao final do mês de fevereiro.
Os demais quesitos da avaliação foram cumpridos com êxito pelo Consórcio. “Estamos realizando um trabalho forte de capacitação descentralizada nos municípios”, destaca Pâmela, comentando que a estratificação de pacientes, para que sejam atendidos pelas Redes, é de suma importância para o êxito da atenção secundária. Para isso reuniões estão sendo realizadas nos 19 municípios atendidos pelo Consórcio.
O atendimento das Redes MACC, de doenças crônicas, Mãe Paranaense e de Saúde Mental tiveram continuidade, e totalizaram perto de 2,9 mil consultas junto às equipes multiprofissionais no último quadrimestre.