Publicado em: 28/08/2020 14:26 | Fonte/Agência: CIMSAÚDE | Autor: CIMSAÚDE
O Consórcio Intermunicipal de Saúde dos Campos Gerais (CimSaúde) segue com sua série de interações educacionais com os municípios consorciados. Na manhã de hoje, profissionais da APS de Jaguariaíva participaram de webconferência com a equipe multiprofissional do CimSaúde. “Estamos seguindo resolução da Secretaria Estadual de Saúde (Sesa) que prevê que os consórcios intermunicipais discutam assuntos atuais com as equipes municipais”, destaca a diretora do Consórcio de Saúde na região, Pâmella Costa.
Conforme a diretora, as interações são essenciais no que se refere aos trabalhos em Rede de Saúde. “Temos que estar frequentemente em sintonia, pois os objetivos da atenção primária e secundária da saúde são os mesmos: atender os pacientes na integralidade”,explica, destacando a qualidade de vida de todos.
A prevenção do coronavírus com o uso de Equipamentos de Proteção Individuais (EPI’s), e o encaminhamento e retorno dos pacientes às Redes de Atenção à Saúde foram abordados. Na ocasião, a assistente social do Consórcio, Jaqueline Lopes aproveitou para solicitar aos agentes de saúde que encaminhem suas gestantes aos ambulatórios com o máximo de informações possível para que os trabalhos das equipes sejam otimizados. “As carteirinhas devem vir mais completas”, avalia.
Para a coordenadora de APS em Jaguariaíva, Ana Claudia Klosowski, o planejamento familiar das famílias atendidas pelo Sistema Único de Saúde deveria ser abordado com mais detalhes na atenção primária. “Percebemos que as mães não contam com informações suficientes para se planejar”, destaca, falando sobre o número de filhos, e o direito à procedimentos como a laqueadura, por exemplo.