Publicado em: 17/03/2022 14:05 | Fonte/Agência: CIMSAÚDE | Autor: CIMSAÚDE
Tutores da Atenção Primária à Saúde (APS) e da Atenção Ambulatorial Especializada (AAE) das Regionais de Saúde que compreendem os Campos Gerais estiveram nesta quinta-feira participando de formação para atuar com o PlanificaSUS no Estado. Como integrante da AAE, o Consórcio Intermunicipal de Saúde dos Campos Gerais (CimSaúde) participa com tutores para atendimento na 3ª e na 21ª Regional de Saúde. “Nossa equipe tem ampla participação na estratégia. Atuamos como referência da atenção especializada na região, e priorizamos a educação permanente, que é foco do Planifica”, esclarece a diretora do Consórcio, Pâmella Costa.
O PlanificaSUS Paraná é uma estratégia de educação permanente que busca consolidar a operacionalização plena da Rede de Atenção à Saúde (RAS), por meio da implantação de nova metodologia. “Além das capacitações, busca a integração da Atenção Primária e Especializada, com foco nas necessidades de saúde dos usuários. Questão essencial para a otimização do trabalho realizado pelo CimSaúde”, conta Pâmella.
As tutoras do Consórcio, as enfermeiras Sabrina Datola (responsável pela 3ª Regional), e Hagatta Rayane Rupel (21ª) avaliam como essencial essa integração. “Hoje, estudando a questão teórica do Planifica, percebemos a importância de sua aplicação, que poderá ser observada na ponta. Com a satisfação do usuário do SUS”, destaca Sabrina. As duas devem participar da formação prática, que acontece nos dias 22 e 23 de março em Ponta Grossa.
Com o PlanificaSUS, cada Regional de Saúde deve priorizar uma das Linhas de Cuidado do Programa de Qualificação dos Consórcios Intermunicipais de Saúde do Estado. A 21ª Regional definiu na última semana a Linha de Saúde Mental como prioritária, para que seus municípios possam expandir os cuidados. Já a 3ª Regional terá como linha prioritária a que atua com Crônicos, Hipertensos e Diabéticos (MACC).