Publicado em: 23/03/2022 16:29 | Fonte/Agência: CIMSAÚDE | Autor: CIMSAÚDE
As Regionais de Saúde que integram a região dos Campos Gerais, 3ª e 21ª, realizaram nos dias 22 e 23 de março novos ciclos de workshops do PlanificaSUS Paraná. Após participar da abertura do Estado, as Regionais realizaram as suas próprias oficinas, em Ponta Grossa e Telêmaco Borba. “Além de dar início ao programa, realizamos a formação de tutores, que irão acompanhar todo o processo”, conta a diretora do Consórcio Intermunicipal de Saúde dos Campos Gerais (CimSaude), Pâmella Costa.
No Estado, cerca de 10 mil profissionais das equipes da Atenção Primária à Saúde (APS) e da Atenção Ambulatorial Especializada (AAE), de 21 Regiões de Saúde participam das atividades. “Com muito trabalho, conseguimos implantar o PlanificaSUS no 399 municípios do Estado, agora o desafio é continuar em constante atualização e integração das equipes de saúde, isso irá garantir uma melhor assistência aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS)”, explicou o então secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.
A “Integração da Atenção Primária e da Atenção Ambulatorial Especializada e Território e Gestão com Base Populacional” deu início ao processo. A territorialização, a identificação das subpopulações alvo, o cadastro familiar e estratificação de risco familiar e a integração das unidades básicas dos municípios com o ambulatório de atenção especializada estiveram entre os assuntos abordados.
“Com o apoio dos municípios, o trabalho está sendo realizado com êxito. Ainda temos um longo caminho pela frente, a atualização deve ser constante e seguimos focados no propósito de qualificar cada vez mais as equipes de saúde em prol da população”, afirma a diretora de Atenção e Vigilância em Saúde e coordenadora do PlanificaSUS Paraná, Maria Goretti David Lopes.
PlanificaSUS
O PlanificaSUS é um processo de educação permanente com foco nas necessidades dos usuários do SUS. Foi proposto aos 27 estados brasileiros pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e tem parceria com o Hospital Israelita Albert Einstein (SP) e o Ministério da Saúde (MS). É composto por várias etapas, operacionalizadas por meio de workshops e oficinas tutoriais.
[gallery ids="9925,9924,9923,9922,9921"]